09 janeiro 2011

Sensibilidade e Sustentabilidade

UM MUNDO DE SONHO
Não serão os afectos, o mundo imaginário, as artes e o brincar,
belas chaves para despertar os sentidos, alegrar e desenvolver
a sensibilidade?

Não contribuirá a sensibilidade para tornar os seres mais
atentos aos outros e ao que os rodeiam, mais perspicazes
em ouvir o seu próprio coração, com um sentido crítico
aguçado, e maneiras de ver e fazer as coisas inovadoras?

Não contribuirá o brincar para uma maior inteligência emocional?

Não será mais leve e colorida uma vida com criatividade?
E não é preciso ser artista!


Alguém escreveu:
«Muitos homens inteligentes têm tentado 
responder à pergunta "O que é a Arte?", mas nunca satisfazendo 
toda a gente. A Arte é imã daquelas coisas que, como o ar ou o solo, 
está em todo o lugar à nossa volta, mas acerca da qual raramente 
nos detemos a pensar. Porque arte não é apenas algo que se encontra  
nos museus e galerias de arte, ou em velhas cidades como Florença e Roma. 
A Arte, como quer que a definamos, está presente em tudo o que fazemos 
para agradar aos nossos sentidos».

Não seremos mais plenos se respeitarmos a nossa essência?
Por que nos esquecemos que somos parte da Natureza?
Que tudo está ligado?



O MUNDO DE HOJE…
"O sonho comanda a vida"
"Para tornar alguma coisa realidade, primeiro temos de a sonhar"
… mas quem ainda tem coragem (ou até mesmo tempo) de sonhar?
Vivemos numa civilização stressada e consumista que valoriza
o que é rápido e o estatuto em detrimento de certos valores
e das emoções. O que importa é o conhecimento "racional"
(a meu ver por vezes quase animalesco) para sobreviver neste
mundo desenfreado e competitivo.
Em determinada medida, os verdadeiros afectos, o lúdico,
a cultura e a arte são relegadas para um patamar inferior.

Por outro lado, vivemos pressionados com a ideia que devemos
aceitar as coisas como elas são, que só sobrevive quem se "vende"
e se adapta a elas, e que não deveríamos perder o nosso tempo
com sonhos, ou melhor, utopias…
Porquê? Será que tem mesmo que ser assim?


É emergente uma mudança significativa a vários níveis.
Mas para que essa mudança aconteça, é necessário que as pessoas
se tornem mais conscientes, responsáveis e participativas.
Não termos vergonha de pensarmos de forma diferente,
e de agirmos nesse sentido.

Guerreiros de Luz, elfos, fadas, duendes e malabaristas...
deixo aqui o apelo... *


ESSE MARAVILHOSO ORGÃO QUE É O CÉREBRO…
Nascemos com uma maleável massa encefálica, um potencial.
Quando a criança é alimentada em diversos sentidos, existe
dentro das células cerebrais um movimento de conexão
e relacionamento entre si.

Estamos a nutrir esse potencial.
Na verdade, a aprendizagem é um processo constante.
Tudo o que se passa à nossa volta, vemos, ouvimos,
tocamos, cheiramos e saboreamos resulta em aprendizagem.
E toda aprendizagem envolve tanto emoções como intelecto.
Cada criança, cada adulto, cada ser, tem o seu ritmo próprio,

e a meu ver, deve ser respeitado e nutrido para desabrochar
de uma forma rica e naturalmente.



EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE
À classica "educação da inteligência" surge agora a inovadora
"educação da sensibilidade", visando um desenvolvimento
harmonioso e total de cada indivíduo.

Há quem defenda que a arte não deve ser só matéria a ser ensinada,
mas que também pode ser utilizada para estimular a aprendizagem
e imprimir um ritmo mais criativo, livre e lúdico à educação.

A Educação pela Arte poderá ser definida como o desenvolvimento
da criatividade e das capacidades de expressão e comunicação
de cada um.
Tem por base a realização pessoal, dando ênfase à imaginação,
espontaneidade e expressão de diversas formas.

Não tem a pretensão de formar artistas.
Visa sim uma educação criativa, o desenvolvimento psíquico,
motor e sensibilidade.
O que importa não é o produto final obtido, mas essencialmente
o processo de criação (é aqui que todo o trabalho interno e de
descoberta e adaptação ao mundo acontece… que integramos
os nossos mapas mentais...).


CRIATIVIDADE PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL ?
Leio e releio em artigos que a arte e a educação através da arte
promovem a criatividade, inovação, pensamento crítico
- capacidades fundamentais para uma cultura de responsabilidade
social, para a construção de um futuro sustentável, onde os
indivíduos sejam mais criativos, mais críticos e mais solidários.


Mas afinal, o que é um futuro sustentável?
O conceito de desenvolvimento sustentável é normalmente
definido como: "a possibilidade de se atingir (agora e nas futuras
gerações) um nível satisfatório de desenvolvimento social e
econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao
mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e
preservando as espécies e os habitats naturais."

A propósito, li esta frase e gostei:
"A educação pode, a longo prazo, fazer face a problemas
graves do planeta, pode preparar os jovens para o desenvolvimento
sustentável e harmonioso, pode ser o único caminho para preservar
identidades, sistemas econômicos e equilíbrios ecológicos.


BIBLIOGRAFIA
* http://www.sirkenrobinson.com/
* Artigo "Educação pela Arte" do Professor Doutor Levi Leonido Fernandes da Silva
* Resumo do livro "Fundamentos da Arte-Educação" da autora Ana Helena Goes, por Domenico Sovano

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