10 janeiro 2011

Arte Educação

No séc. XIX iniciaram-se os movimentos para a institucionalização da educação infantil, e no séc. XX apontaram-se caminhos para  uma nova forma de pensar o processo educativo e as práticas  pedagógicas, nomeadamente o Movimento Escola Nova.
ESCOLA NOVA
A corrente da Escola Nova (surgida nas primeiras décadas
do séc. XX) insurgindo-se contra o ensino tradicionalista,
centrado no professor e na cultura enciclopédica, propunha 
uma outra forma de compreender o processo de ensino e de  aprendizagem (uma educação activa em torno do aluno) apresentou propostas mais dinâmicas para a organização do  espaço escolar, das atividades pedagógicas e inclusivé dos  materiais didáticos utilizados. 

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI
(1746 - 1827. Suíça . pedagogo e educador)
Pestalozzi reuniu muitas crianças desfavorecidas num convento 
abandonado e educava-as, até que o edifício foi encerrado pelo 
invasor francês.Na verdade, o afecto teve um papel central nos  fundamentos da Pedagogia Moderna. Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, a escola  idealizada por Pestalozzi deveria oferecer uma atmosfera de  segurança e afecto.












 
Num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo, Pestalozzi 
tentou convencer Napoleão a criar um sistema nacional de 
educação primária, mas este respondeu-lhe que não podia perder 
tempo com o alfabeto!...


JOHN DEWEY
(1859 - 1952 . América do Norte .  filósofo e pedagogo)
John Dewey teve um papel relevante nas inovações educacionais,
nas primeiras décadas do século XX.
John Dewey estabeleceu a relação intrínseca entre acção e 
conhecimento, e defendia que a educação era um processo real 
e vital, vivido continuamente pelo homem do nascimento ao 
final da vida, numa constante reconstrução.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dewey defendia também que aquilo que estivesse pronto e  acabado sem qualquer participação criativa, em pouco  proporcionaria o crescimento e a descoberta de novas coisas. Para Dewey era fulcral que a educação não se restringisse ao  ensino do conhecimento como algo acabado, mas sim que a  criança tivesse um papel activo. Assim, no laboratório-escola que dirigiu, as crianças aprendiam  conceitos de física e biologia presenciando os processos de  preparação das refeições.

A proposta de Dewey denominou-se Escola Nova: rompia com  os valores dos métodos rígidos e repetitivos da Escola Tradicional,  e assentava-se em novos princípios e métodos que promoviam os  aspectos lúdicos e integradores da arte como meio auxiliar no  processo de aprendizagem, os trabalhos em grupo, pesquisa, jogos  lúdicos e técnicas experimentais do aprender fazendo, o que nos  conduz à importância da arte, liberdade e experimentação na aprendizagem. 
No entanto, as suas idéias de "Educação Progressiva" foram duramente 
perseguidas no período da Guerra Fria...




MARIA MONTESSORI
(1870 - 1952 . Itália . educadora, médica e feminista)
Após muitos desacordos com o pai tradicionalista, foi a primeira  mulher a formar-se em medicina na Itália!Desenvolveu trabalho 
com crianças com necessidades especiais e criou um espaço educacional para crianças que viviam na rua.
 

Montessori propunha um método educacional que partia do  
concreto para o abstrato. Para tal, criou materiais lúdicos  bastante ricos, que permitiam às crianças explorar neles desde  as propriedades dos mesmos – tamanho, forma, cor, textura,  peso, cheiro, barulho – até às atividades projectadas para  desenvolver o raciocino lógico-matemático e a linguagem.




CÉLESTIN FREINET
(1896 - 1966 . França . pedagogo)
Em 1920 iniciou seu trabalho como professor de escola primária, comprou um tipógrafo para auxiliar a actividade de ensino (um  ferimento pulmunar causado na I Grande Guerra dificultava-lhe  a fala por períodos longos), e criou uma cooperativa de trabalho  com professores de sua aldeia - cooperativa esta que suscitou o  movimento da Escola Moderna em França.


Uma constante preocupação de Freinet era a aplicação de uma 
pedagogia com novas ideias, acessível a crianças vindas de 
todos os meios.
Freinet considerava ainda a escola demasiada teórica, nem 
sempre com os conteúdos adequados às crianças, e desligada 
da vida. 
Assim gerou mudanças (que ainda hoje se aplicam) como: 
trabalhos em grupo, cantinhos temáticos na sala de aula, 
jornal escolar, aulas-passeio / aulas-de-campo,  
correspondência interescolar.
 
 
Os métodos do ensino de Freinet eram divergentes da política 
oficial de educação nacional e causavam um clima de desconfiança.
Em 1940, Freinet foi preso e mandado para o campo de concentração
de Var, onde ficou gravemente doente.  



FRIEDRICH FROBEL
(1782 - 1852 . Alemanha . pedagogo)
Em 1837 Fröebel abriu o primeiro jardim de infância, onde as 
crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, 
e o professor seria o jardineiro.
Frobel contribuiu para a Pedagogia Moderna com a ideia de que 
o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo, e não 
meramente receptivo.

Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o lúdico, actividades 
de percepção sensorial e o brinquedo.
Na verdade, para Froebel, as brincadeiras não consistiam apenas  diversão, eram o primeiro recurso de aprendizagem, um modo  de criar representações do mundo concreto com a finalidade de  o entender.Considerava ainda o desenho e as actividades que envolvessem o movimento e ritmos, muito importantes. Valorizava também a utilização de histórias, lendas, contos de  fadas e fábulas, assim como o contacto com a natureza.





HERBERT READ
(1893 - 1968 . Inglaterra .  poeta, crítico de arte e de literatura)
O conceito de Educação pela Arte foi desenvolvido por Herbert 
Read, na obra «Education throught Art».
Para Read educar pela Arte é Educar para a Paz, noção  influenciada pelo choque e o terror que viveu após a  2ª Guerra Mundial.
Para Read a expressão é um acto libertador de energias contidas, e geralmente desencadeadoras de um processo, o que irá contribuir  para a re-construção e desenvolvimento harmonioso do indivíduo.
Para Read o recurso a uma pedagogia não meramente expositora é fundamental, e a educação deve promover a educação estética  a fim de estabelecer uma conexão harmoniosa entre o indivíduo  e um exigente mundo exterior, na medida em que a educação  estética é entendida como a educação dos sentidos - na qual se 
fundamenta a  consciência, a inteligência e o raciocínio.
Além disso, pode de certa forma ultrapassar barreiras da cultura, questões de índole racial, de idade e de língua. 
 
 
 
Este movimento alastrou-se na década de 80. Alguns países 
aderiram à Educação pela Arte com a introdução de disciplinas 
de carácter estético, e surgem editores e fabricantes de material 
didáctico apelativo.
 
 
BIBLIOGRAFIA
* Artigo "Educação pela Arte" do Professor Doutor Levi Leonido Fernandes da Silva * Resumo do livro "Fundamentos da Arte-Educação" da autora Ana Helena Goes, por Domenico Sovano 



 
 


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